quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Ciência na Praça no Jardim Botânico

Por Cláudia Pisco.

Neste último domingo, levei meu filho e um amiguinho para o Ciência na Praça, no Jardim Botânico.


Realizado pelo Museu de Ciências Naturais (MCN), da Fundação Zoobotância, o evento ofereceu ao público a oportunidade de conhecer a biodiversidade existente no Rio Grande do Sul, incluindo plantas, animais invertebrados e vertebrados. O Núcleo de Ofiologia de Porto Alegre (NOPA) também participou da ação com espécies de serpentes vivas.

A ideia do projeto é mostrar, sempre utilizando espaços públicos, um pouco do trabalho realizados pelos envolvidos.

Nem preciso falar que as crianças amaram! E eu também! Logo que chegamos, quase enlouquecemos quando vimos uma coruja liiiindaaaaa pousada no braço de seu cuidador, exibindo toda a sua fofurice para o público!
Dava até para fazer carinho nela! 

Ao lado estava a exposição, com muitos exemplares de animais (conservados de diferentes formas) e vegetais, para que o público pudesse observar e até tocar em muitas coisas: mamíferos, peixes, anfíbios, moluscos, répteis, líquens, fungos, algas, enfim, uma diversidade de espécies animais e vegetais, dentre outros seres vivos.














































Outra sensação do evento foram as cobras! Alguns exemplares delas estavam expostos em caixas transparentes para serem observadas. Mas uma delas ficava fora, zigue-zagueando pelo braço da sua cuidadora, que permitia que as pessoas a tocassem, delicadamemte, de vez em quando. Claro que tocamos, afinal, quem tem a chance de tocar numa cobra sem risco algum?



















E ainda teve uma oficina de pintura de gesso! Os gessos foram elaborados com moldes feitos a partir de animais de verdade que, após morrerem, foram imediatamente aproveitados para esse fim; ou também a partir de conchas. Apresentavam uma riqueza de detalhes incrível! Pura diversão!
















O próximo Ciência na Praça ainda não tem data definida, mas assim que a gente descobrir, vamos compartilhar com vocês! Aguardem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário