quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Estudar inglês com brincadeiras e interatividade torna tudo mais divertido

Por Mariana



Entrevistei a Luka, que foi minha colega de colégio e hoje tem um Studio de Inglês - Luka Ratto English Studio - onde meu filho faz aulas, e trago aqui para vocês conhecerem. Ela mescla com maestria brincadeiras com as crianças no chão, com tecnologia e interatividade, tornando as aulas interessantes e divertidas. As crianças adoram, meu filho vai feliz e está aprendendo muito.
Sem falar que estando na casa dela, com pátio e segurança, fico segura.



O começo…
"Depois de dar aulas de inglês para crianças em escolas de línguas, escolas de educação infantil e para adultos em multinacionais por mais de 20 anos, comecei a formar pequenos grupos e lecionar no escritório da minha casa. Meu primeiro grupo tinhas 5 alunos de 7 anos de idade.

Em dezembro de 2013, uma amiga entrou em contato dizendo que tinha um grupo formado por meninas de 4 anos para iniciar em março de 2014. Eram 6 meninas! Precisaria de um ambiente maior, com muito espaço para atividades no chão."





"A partir daí, entrei em contato com a minha arquiteta e fizemos uma reforma na minha casa contemplando um espaço projetado especialmente para as aulas. Rapidamente, já tinha um número de turmas que me obrigou a chamar outras teachers pra me ajudar.

Sempre acreditei que cada um tem seu tempo e seu jeito para aprender uma língua, mas uma coisa eu tinha certeza, ir à aula de inglês teria que ser bom. Cansei de ouvir aqueles alunos que diziam estar na aula por obrigação ou, no caso de adultos, por necessidade.
Gente, não precisava ser um martírio. Não era isso que eu queria.

Então, juntando esse feeling, com formação, conhecimento, experiência e muita paixão pelo que faço, desenvolvi um tipo de aula prazerosa para o aluno."

"Acredito que temos que plantar esse gosto nas crianças desde pequenas, e esse gosto envolve muita coisa que vai além da língua inglesa por si só. O ambiente, o material, as atividades e a empatia com as teachers são muito importantes.

Em 2016, fizemos nova reforma na minha casa, criando mais uma sala de aula. 
Trago todo o material (tanto decorativo, quanto didático) de fora. E este ano investi em uma identidade visual própria que consolidou a nomenclatura de “studio” já que não considero uma escola.

Música, crafts e games fazem parte do dia a dia das aulas, assim como teatro e cooking classes. As datas comemorativas são de grande importância para nós e são trabalhadas a fundo com os alunos, enfatizando as origens e as características de cada uma. A parte cultural dos países de língua inglesa como personalidades históricas, artistas, política e locais importantes de cada um também é abordada em aula. Afinal, hoje em dia, essa geração viaja (não só pra Disney) e está ligada nos fatos e não podemos seguir dizendo que o Estados Unidos são a “terra do Mickey”."




Tecnologia na educação.
"As minhas duas salas de aula são equipadas com lousas interativas e Ipads.
O que para nós gera um espanto, para eles é apenas mais um quadro. E sim, a forma como utilizamos essa ferramenta tecnológica é que vai ou não encantá-los.

O material didático que hoje vem das editoras é todo interativo, mas também vemos encantamento dos pequenos no retorno às origens: tinta, giz no pátio, boliche e a simples brincadeira de roda, que arranca suspiros e alegria dos alunos.

O segredo é sentir a hora de utilizar cada ferramenta (tecnológica ou não) da melhor maneira possível, sempre com muita dedicação e amor.

Em janeiro de 2017, estou indo à Londres para mais um curso e também para buscar novidades."





Para maiores informações ligue 8186-3408.

Nenhum comentário:

Postar um comentário