segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Na cozinha da minha casa

Por Mariana

Conversando com uma amiga ela me conta que o filho dela fez uma oficina de culinária e adorou. Conversa dali e daqui e bingo. Vou contar tudo pra vocês.




Começa assim.....
Uma mãe sentiu que a filha e os amigos da filha pediam para cozinhar junto com ela, queriam conhecer ingredientes e aprender a fazer as comidas. Percebido este interesse, começou então pequenas oficinas, na sua própria casa. Uma conta para outro que conta para um, mais uma página no Facebook (Na Cozinha da Minha Casa) e está feito um pequeno negócio. Caseiro, em ambiente familiar, mas que já conta com muitos pequenos alunos.

Ela se descreve assim:
Oficina de culinária para crianças e adolescentes, onde podem aprender a cozinhar, se divertindo! Turmas pequenas, sob reserva, com receitas adaptadas.

"As turmas são sempre aos sábados, dependendo da receita e dos interessados.
Se a receita é nhoque, por exemplo, a turma é das 11h às 13h, para que os alunos possam fazer e almoçar o que fizeram. (além de levar para casa um pouco para os pais experimentarem).
Se a receita é cookies, a turma será das 14h às 16h, para que comam de lanche da tarde.

Quanto a idade são divididas: 4-5 anos, 6-7 anos e 8-10 anos. Para os pequenos receitas mais simples, com medidas como colheradas ou xícaras, coisas concretas que eles olham e entendem. Para os mais velhos, já são usadas medidas de frações, como 3/4 de xícara, que mesmo eles ainda não tendo aprendido na escola, já visualizam e entendem os conceitos."


Graziela percebe um grande interesse dos pequenos na manipulação dos alimentos, apresentando ingredientes que descobriu, com surpresa, que muitos não conheciam, como o açúcar mascavo. Num mundo corrido, onde pais tem pouco tempo para estar com seus filhos, cozinhar passa a ser raro nas famílias, e o resgate deste prazer é o que a Na cozinha da minha casa pretende realizar!

A Cris, mãe do Pedro, diz que ele adorou fazer o nhoque. Que sentiu que ele ganhou autonomia, confiança por sentir que pode cozinhar.
Pedro disse que queria chamar os amigos, que ele ia fazer o nhoque de almoço para todos. Estava muito orgulhoso.

Contatos com Nacozinhadaminhacasapoa@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário