segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Livro infantil "A Cidade Tecnológica de Maria"

Por Cláudia Pisco

Muito ao encontro com a proposta do nosso blog, descobri sobre o lançamento de um livro que fala sobre os prós e contras da tecnologia e faz uma abordagem sobre a importância de sabermos equilibrar o uso dela em nossas vidas.

A Cidade Tecnológica de Maria, de Silvana Corrêa da Silva, ilustrado por Carlos Augusto Pessoa de Brum (Cadu), é um livro que fala sobre a desumanização decorrente dos excessos do uso da tecnologia.

A descrição dos hábitos das pessoas na Cidade Tecnológica é uma sacudida naqueles que deixam de estar de fato com as pessoas, para estarem conectados virtualmente. O legal é que isso é feito sem exagero. A ideia é mostrar que a tecnologia deve ser usada para somar, para facilitar, para ajudar e não para afastar as pessoas.

Com exemplos bem reais, tais como, amigos num restaurante, cada um com seu celular, a preocupação do compartilhamento momentâneo o tempo todo; os relacionamentos virtuais substituindo o contato físico, o prazer da risada reduzido a um "kkkk", a autora chama a atenção de forma engraçada para essas, digamos... na minha opinião, aberrações causadas pelo excesso de aparelhos que nos mantém conectados o tempo todo.

Uma leitura que pode ser bem instigante para os pequenos. Certamente vão se identificar com algumas situações, e vão, dessa forma, se questionar sobre como é importante não perder o que há de melhor nas relações: a proximidade, o afeto e o amor entre as pessoas, sentimentos que só podem ser experimentados de maneira real.









As ilustrações do Cadu são lindas! A criançada que teve a oportunidade de estar com o ilustrador, com certeza conhece sua grande habilidade! Ele é expert em fazer desenhos na hora. A criança pede e ele desenha! Já esteve na escola do meu filho é e sempre super aclamado.

E outra coisa que eu amei no livro: a personagem principal, a Maria, é negra. Mas sem estar ali para representar um personagem afro-decendente. Simplesmente para ser a Maria, uma menina sonhadora que questiona o modelo da Cidade Tecnológica e toma uma atitude que acaba por contagiar a todos.


Considerações da autora sobre A Cidade Tecnológica de Maria

O ser humano tem necessidade de socialização, e as novas tecnologias vêm para sanar estas necessidades. Em qualquer lugar que estejamos, estamos conectados enviando e recebendo mensagens daqueles de quem gostamos. Sabemos onde estão nossos amigos, nossa família e nossos filhos e isso nos dá sensação de segurança.

E neste mundo, no qual as crianças não podem mais brincar na frente de casa, ir sozinhas até o vizinho, ou encontrar os amigos em uma praça, ficamos reféns em nossas próprias residências. As novas tecnologias acabaram, então, compensando estas perdas. Dar jogos eletrônicos, tablets, celulares com múltiplas funções e internet ilimitada veio substituir as brincadeiras infantis ao ar livre. A ociosidade ficou permeada de atividades divertidas para todas as idades.

Mas, onde entra a Maria? Bem, Maria também mora em um local muito tecnológico, e as pessoas de sua cidade tornaram-se dependentes desta tecnologia. As coisas mais básicas de se fazer, como dar bom dia, conversar frente a frente ou ter animais de estimação, deram lugar a um mundo tecnológico que, ao mesmo tempo em que globaliza, ajuda e ensina, tira-lhes também um pouco de humanos que são: tira-lhes a empatia, a benevolência, a bondade e a compaixão.

Maria sente saudades deste convívio com os amigos e com a família. Então, ela rompe paradigmas estabelecidos na Cidade Tecnológica e vai brincar na praça vazia, para tomar um simples banho de chuva. Aos poucos, os habitantes da cidade vão percebendo, na alegria de Maria, um mundo que acabaram deixando para trás.

A cidade Tecnológica, a partir daquele dia, continua sendo “super” tecnológica, mas as pessoas voltaram a dar importância para o bem viver, para o abraço e para o olho no olho.


O lançamento será dia 27/10 às 18hs  na Sogipa (Rua Barão de Cotegipe, 415, fone 51 3325 7200) com a presença da autora e ilustrador que estarão autografando os livros. Estão todos convidados.


A Cidade Tecnológica de Maria - 1a Edição 2016
Textos: Silvana Corrêa da Silva: silcorea@yahoo.com.br
Ilustrações: Carlos Augusto Pessoa de Brum (Cadu): carlosaugusto52@gmail.com
Br1 Editores: www.br1editores.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário