O que é a Geração Alpha?

14159333_1252572124782708_1333171576_nAs mudanças comportamentais da sociedade, suas relações familiares, de trabalho,e de conexão com amizades estão mudando cada vez mais rápido. De forma que nomenclaturas e divisões foram necessárias para agrupar indivíduos com as mesmas tendências. Baby Bommers, Geração X, Geração Y, Geração Z, Geração C, e agora Geração Alpha tentam explicar comportamentos, diferenças e relações entre eles.
A Geração Alpha é formada por indivíduos nascidos pós-2010. (Estes números não são fixos e são baseados em características).
A grande diferença entre a nova geração e a Z (nascidos nos anos 90) é a interação com a tecnologia desde o nascimento.  Junto com essa enorme mudança, vem uma revolução da educação, tanto nas escolas quanto nas atitudes dos pais, e um futuro difícil de enxergar.
As tendências são de um ensino mais customizado, escolas com materiais feito sob medida para os alunos. Valorizar mais o que a criança sabe fazer e gosta de fazer, focar em entender o que ela precisa.  Nas escolas,  o foco deixa de ser o conteúdo para se tornar o aluno. Ele é quem estará no centro. Os especialistas acreditam que o professor será um mentor e orientador, as aulas serão baseadas em projetos para aprender por meio de situações do cotidiano.
A função principal não é mais de transmitir informação, porque as novas tecnologias podem fazer isso de forma eficiente também. O professor, agora, será cada vez mais importante como referência de inspiração e de valores, para guiar o aluno
em seu aprendizado e ajudá-lo a conhecer os seus talentos, limitações e aspirações.
Outro ponto fundamental é o de educar para uma cidadania digital. Isto significa ensinar as crianças a usar a internet e as novas tecnologias de forma responsável, ética e apropriada.
Em casa, a educação já está mais horizontal, menos hierárquica e estabeleceu-se uma relação de troca entre pais e filhos.
A geração Alpha vive um momento em que se preza a diversidade e a espontaneidade, são muito curiosas, espertas e ligadas em tudo à sua volta; terão, provavelmente, o maior nível educacional de todas as gerações e vão deter o maior conhecimento tecnológico da história.
Serão desde cedo criadoras de conteúdo, de produtos e serviços, viverão em um mundo mais interconectado com a “internet das coisas”, realidade aumentada, tecnologia no corpo, impressora 3D/4D e terão produtos e serviços personalizados e sob medida.
Os desafios para os pais e escolas ao lidar com as crianças dessa geração, portanto, são gigantescos.
“Tudo isso vai impactar a maneira de a geração Alpha consumir serviços, produtos e informação. Além de se refletir na forma como as pessoas se relacionarão entre elas e com as coisas”.
A geração Alpha é um grupo extremamente novo e em pleno desenvolvimento, não havendo ainda modelos de educação bem definidos ou preestabelecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário