sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Lulu Puiu - Oficinas de costura e artes manuais para valorizar o "feito à mão".

Por Cláudia Pisco.

A Luciana França (que eu chamo de Lú ou de Ciana) é uma amiga de longa data! Sempre muito criativa e habilidosa, era daquelas amigas que, quando tinha uma festa, fazia ela mesma seu look estiloso. Eu achava aquilo sensacional!

A gente cresceu e hoje a Lú é pedagoga e canalizou seu dom para os pequenos criando a Lulu Puiu. A essência da Lulu Puiu é despertar a criatividade e a curiosidade das crianças para o "feito à mão" de uma forma lúdica e divertida.


As oficinas temáticas podem ser a escolha dos próprios alunos, de acordo com seus interesses. Há também uma divisão por faixa etária, em função das habilidades motoras das crianças. Durante cerca de uma hora, os alunos são capazes de conceber e executar integralmente um trabalho manual. A orientação dada não interfere na criatividade individual dos alunos. Segundo Luciana, a criançada adora se sentir capaz de criar, com as próprias mãos, algo personalizado, do seu gosto e interesse.

Cada criança produz seu próprio artefato, que é feito a partir das matérias-primas da Lulu Puiu. E tem cada coisa mais linda que a outra!!! Dá vontade de abrir todos os potinhos cheios daquelas lindezas e ficar olhando com toda a calma do mundo. Se os adultos ficam encantados, imaginem as crianças, com tamanha variedade de tecidos, botõezinhos, alfinetes decorados e tesouras multicoloridas!


E são as próprias crianças mexem na máquina de costura e nos ferrinhos! Os equipamentos são adaptados ao tamanho infantil e são super seguros.


A Lú capricha no acervo! Traz muitas coisas de viagens e está sempre garimpando fofurices.Não é a toa que meninas e meninos extravazam seus limites criativos nas oficinas.




BENEFÍCIOS:
O trabalho manual é uma excelente forma de desenvolver a coordenação motora, a concentração, a criatividade e a disciplina. É uma poderosa ferramenta que beneficia o desenvolvimento da criança, tanto em termos motores, quanto psíquicos. O aprimoramento da capacidade artística dos pequenos é capaz de ajudar na escola e na vida em sociedade. A imaginação na infância é ilimitada e, com a prática de atividades artísticas, a criança torna-se capaz de expressar sentimentos através dos trabalhos realizados. É uma ótima forma de externar inseguranças, angústias e anseios, servindo, inclusive, como uma terapia.



EMPREENDEDORISMO:


As atividades manuais abrem um leque de possibilidades, podendo até despertar o espírito empreendedor nos pequenos. A Maria Clara me contou que já tem planos de abrir sua própria loja de roupas. Começou costurando e confeccionando objetos para ela mesma e fez o maior sucesso. Agora já recebe encomendas dos familiares, da terapeuta e das amiguinhas. Além disso, pode fazer presentes personalizados para quem quiser! "No início eu achava que demoraria muito tempo para eu conseguir fazer alguma coisa, mas logo eu já tinha feito uma bolsinha! Hoje eu acho bem mais fácil. E eu adoro a Lú!"






CONTATO:
Lulu Puiu
Luciana França
51 99833 3353
@oficinaslulupuiu


Nenhum comentário:

Postar um comentário