quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Baby Free Play - Inglês para Bebês (Aula de inglês para bebês a partir de 6 meses)

Por Cláudia Pisco.

No post de hoje, vou falar sobre a aulinha de inglês para bebês que eu assisti na terça-feira. Quando comentei com uma amiga que eu estaria fazendo fotos de uma aula de inglês para crianças com menos de 2 aninhos, ela logo perguntou: "Mas funciona?". Apesar de ainda não ter assistido a aula da Juliana, a teacher da Baby Free Play, me lembrei imediatamente da seguinte situação: uma amiga minha teve nenê quando morava nos Estados Unidos. Quando a nenê estava com dois aninhos, essa amiga me relatou que, em casa, com a família, a pitoca falava português. A babá falava espanhol, logo, com a babá, era em espanhol que ela se comunicava. E completando, na escolinha, falava em inglês! Claro, do jeitinho de um bebê de dois aninhos... Mas entendia tudo nas três línguas! Ou seja, é claro que funciona!


Então, vamos falar sobre a Baby Free Play!




Juliana Rebés Augustin Kieling é formada em Letras-Inglês com pós-graduação em Inglês, tem Certificado de Proficiência da Língua Inglesa, fez cursos de metodologia de ensino no Brasil e EUA, teve vivência de dois anos nos exterior e 11 anos de experiência nesta atividade.

Teve sua primeira experiência com bebês em 2003, quando morou em São Francisco/Califórnia. Lá teve a sorte de morar com uma mãe exemplar, que lhe ensinou coisas incríveis sobre alimentação, educação e métodos de estímulos positivos para o bebê.

Mas foi o nascimento da filha Ana Carolina, em 27.09.14, que fez com que sua visão de mundo mudasse de tal forma, que ela decidiu canalizar seu conhecimento para esse mundinho tão especial, o mundo dos bebês. Decidiu, então, retomar a vida profissional de uma forma muito diferente!


PALAVRAS DA JULIANA:
"O ser humano é uma maravilhosa mistura de todas suas vivências. Nós estamos em constante mudança, sempre tentando ser melhores do que éramos minutos atrás. Ás vezes, um simples filme, viagem ou uma conversa com alguém, faz a gente se inspirar, se motivar e ver as coisas por um outro ângulo. Agora, imagina o que acontece com a maternidade... A chegada da minha boneca Ana Carolina, que há tantos anos eu esperava conhecer, foi uma prova disso. O mundo, que antes era tão lindo em preto e branco, de uma hora para outra, ficou colorido. A felicidade que já era sentida tantas vezes e tão profundamente, agora chega a doer no peito. E é por ela, pela Ana Carolina, que estou mergulhando em um mundo novo. O mundo dos bebês."

Agora, 12 anos depois, cá estou eu, repetindo a dose, só que dessa vez com a minha filhota. Dediquei-me quase que exclusivamente a ela durante seu primeiro ano de vida e agora estou, aos poucos, começando a retomar minha vida profissional. E será que, depois de tudo isso, ainda existe aquela professora de antes? Claro que não! Estamos em constante mudança, não é? Agora, aquela professora é alguém com muito mais leituras e estudos sobre desenvolvimento infantil e em busca de inovação; É alguém que quer proporcionar à filha e aos demais bebês de Porto Alegre uma aula com um pouco de tudo que acredita ser o melhor para o desenvolvimento infantil."




COMO FUNCIONA:
Neste modelo de aula, o inglês é usado como um meio e não como um fim, ou seja, a criança está ali para brincar, cantar, ouvir histórias, interagir com os colegas - tudo isso em inglês. A ideia não é ensinar palavras soltas, e sim proporcionar ao bebê uma imersão com inglês em tempo integral da aula. É uma primeira exposição à língua de uma forma inteiramente lúdica e divertida.

Durante os 50 minutos de aula, mamãe e bebê passam por diferentes momentos:
Hello Song: No início de cada aula, todos cantam uma música para que se apresentem e se ambientem na sala de aula.
Free Play: Esse momento é destinado a livre exploração do bebê.
Story Time: A professora conta uma história de maneira lúdica e depois os bebês participam de alguma brincadeira relacionada a história contada.
Let's Sing: Com muita interação todos cantam, dançam e se divertem.
Concentration: Nessa etapa, os bebês usam muito a concentração para realizar atividades nas quais irão desenvolver coordenação motora fina.
Let's Feel! Cada aula uma sensação nova proporcionada pela ativiade sensorial na qual os bebês trabalham com diferentes sentidos...tato, paladar, olfato, etc.
Bye Bye, Song: Os babies cantam, se despedem dos amigos e da teacher.

Os bebês são expostos à língua inglesa 100% do tempo. Em cada mês, é escolhido um tema e trabalhamos com a mesma aula durante o mês para que os bebês tenham contato suficiente com o vocabulário, para que se acostumem com as atividades e para que o bebê fique tranquilo dentro da rotina da aula.




BENEFÍCIOS:
Quando o bebê nasce, ele é capaz de reconhecer os fonemas de qualquer língua. Alguns meses após o primeiro ano de vida, o cérebro começa a focar nos fonemas da língua materna e perde a capacidade nata de reconhecimento e produção do nativo. Porém, se ele continua sendo estimulado com a língua adicional, ele mantém essa capacidade para as duas línguas. Por isso, quanto antes a criança for exposta a uma língua adicional, maior será a sua capacidade de reconhecimento e produção dos fonemas. Existe uma janela de oportunidade para aquisição de línguas. As vantagens dessa tal janela são inúmeras:

1. Número de sinapses: Logo no nascimento o cérebro dos babies já está a mil formando conexões neurais. Aos 2 anos eles já fazem o dobro de conexões de um adulto. Até o final da adolescência ocorre a poda de cerca da metade dessas sinapses. Essa poda atinge as conexões que não foram utilizadas com frequência e tudo aquilo que fez mais sentido e foi mais utilizado permanece.

2. Percepção dos sons: Até 2 anos são chamado de cidadãos do mundo, pois são capazes de perceber a diferenças dos sons de qualquer língua.

3. Plasticidade do cérebro: Ao contrário dos adultos, os babies usam os dois lados do cérebro para aprender a língua, o que torna tudo mais fácil e memorável.

Além disso tudo, quando iniciado precocemente, o aprendizado se dá através de suposições, formulando hipóteses e criando regras, exatamente como fazemos com a língua materna. Ele não recorre a primeira língua para significado, mas sim ao contexto da situação. O bebê aprende as duas línguas juntas.

OBJETIVOS:
Além dos benefícios do contato precoce com outra língua, a Baby Free Play busca também proporcionar vivências ricas, cheias de estímulos e descobertas, onde o inglês é a cereja do bolo.
O contato com histórias, músicas, atividades sensoriais e motoras é extremamente importante nesta fase da vida. É assim que as crianças aprendem... vivenciando.

Juliana explica que o pré-requisito é que os bebês já consigam sentar para poder participar de todas as atividades, mas quanto antes a criança for exposta a língua adicional, melhor. Existe ainda um preconceito e um mito que o ideal é começar com 3 anos, mas defende justamento o contrário: o ideal é antes que a criança já domine a primeira língua.

"Engraçado que, quando falo que dou aula para bebês de 0 a 3, algumas pessoas dizem: Nossa, mas ele nem fala ainda... - Mas desde quando precisamos falar para aprender? Como aprendemos a primeira língua? Exatamente assim... brincando e interagindo... E ainda perguntam: Mas eles aprendem alguma coisa? - E eu sempre respondo: Mais do que um adulto aprenderia! Os bebês são umas esponjinhas, e o cérebro deles faz muito mais conexões que o nosso... Claro que aprendem!"

Olhem só! A minha historinha lá de cima, está mais do que comprovada!
Sobre a aula que eu assisti, pude perceber que as crianças se divertem muito: cantam, dançam, pulam! E entendem, interagem e participam. Eu não ouvi uma só palavra em português. Nenhuma. Até eu tive vontade de dar uma dançadinha, porque a coisa é bem animada mesmo!


DEPOIMENTO:
Eu e meu marido decidimos por o nosso filho com sete meses nas aulinhas de inglês por dois motivos: Primeiro porque ele não frequenta escolinha e não pretendemos por antes dos dois anos, então, assim ele teria contato com outras crianças da mesma faixa etária e poderia interagir com elas. O segundo motivo, para que desde cedo ele tenha contato com uma segunda língua e facilite no aprendizado posteriormente. Mas com o passar do tempo, percebi que além dos benefícios que o meu filho recebe nas aulas, é um ótimo local para eu, mãe, ter contato com outras mães e lá acabamos conversando muito sobre a maternidade, trocamos ideias e o principal: fazemos amizades maravilhosas. Percebemos que com o decorrer do tempo, quando eu cantava a música do "Hello, Hello" em casa, ele já respondia com os movimentos bem direitinho. E quando falávamos "Hello, clap your hands", "bye bye" e "clean up" ele já respondia, também, bem certinho. Acho que tem três momentos da aula que o Eduardo mais curte: as histórias, pois incentivamos muito isso em casa; a hora dos instrumentos musicais e as bolhinhas de sabão.

Ariane Pereira Migliorin, bebê: Eduardo que tem 1 ano e 3 meses.


BABY FREE PLAY - Inglês para Bebês

Álvares Machado, 44, sala 201 - Porto Alegre/RS
Juliana: (51) 9957 7500
www.babyfreeplay.com.br
@babyfreeplay

Nenhum comentário:

Postar um comentário