quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Um livro no Ipad com aúdio para incentivar a leitura das crianças

Por Mariana


Nosso autor convidado é Renato Carvalho, 42 anos, gaúcho, mas morando há 18 anos em Fortaleza, designer. Ele tem uma filha de 17 anos, chamada Clarice.

E ele nos conta:

“Quando a Clarice era menorzinha, eu costumava contar historinhas para ela dormir. Eu inventava na hora, usando a imaginação. Por isso, muitas eu nem lembro mais. Mas tinha algumas que ela gostava mais e acabava pedindo pra repetir outras vezes. Essas foram ficando mais elaboradas, porque a cada vez eu acrescentava algum detalhe novo, ou estendia um pouco mais, se ela ainda não tinha caído no sono. Além disso, eu procurava fazer com que as histórias falassem dos problemas e das experiências que ela estava vivenciando naquele momento. Esse ritual das historinhas na hora de dormir durou desde os 2 ou 3 anos, até os 8 ou 9, quando ela começou a preferir ler livros e quadrinhos ela mesma, ou a pegar no sono assistindo filmes no DVD. Então, eu percebi que, sem repetir as historinhas, nós iríamos acabar esquecendo, e resolvi registrar no papel as preferidas dela, para ela poder relembrar no futuro.

Foi uma dessas historinhas que anos mais tarde se transformou no livro. Ela estava naquela fase em que acordava de madrugada e ficava com medo do escuro e de ficar sozinha no próprio quarto. Por isso, eu inventei a Duda, que era uma menininha que estava passando por esse mesmo problema. A Duda não conseguia dormir porque estava assustada e ficava imaginando que haviam monstros no seu quarto. Até que ela encontra o Bichinho do Medo, escondido debaixo da cama, e a partir desse encontro começa a entender melhor o que estava sentindo. Ela descobre que o medo é útil e importante, porque lhe ajuda a evitar situações realmente perigosas, mas que às vezes o Bichinho do Medo é brincalhão e faz ela se assustar à toa. Assim, ela entende que, ao sentir medo, ela precisa refletir sobre a situação e se proteger se for um perigo real, mas superar o sentimento, se não for.


A história realmente ajudou Clarice, e logo ela não tinha mais medo do escuro e de dormir sozinha. Então, alguns anos depois, alguns amigos comentaram que os filhos também estavam passando por essa fase e eu lembrei da historinha da Duda. Eles pediram que eu a mandasse para eles lerem para os filhos e depois retornaram dizendo que a história também ajudou as crianças deles a superararem o medo. 


Por causa dessa resposta tão positiva, a Lucia, minha esposa, me estimulou a publicar a história. Nós contratamos um ilustrador e nós mesmos diagramamos, desenvolvemos e publicamos o e-book. A Lucia inclusive fez a locução (o e-book tem narração em áudio para quando os pais não puderem ler para a criança).


O nome do livro é “Duda e o Bichinho do Medo” e ele está disponível para iPad, iPhone, iPod e Mac, na iBookstore da Apple, em Link para baixar na Apple


O retorno foi excelente. Os reviews dos leitores são sempre muito positivos e o livro ficou muitas semanas entre os mais vendidos da iBookstore no Brasil na categoria infantil.
Abraço,

Ren
ato”



Dai, gente, não é muito fofo?

Ontem, eu e uma amiga, baixamos o livro e lemos para nossos filhotes.
Eles adoraram a história. A Manoela pediu muitas vezes, e com o áudio ficou encantada!!!!!


Post retirado do blog Cinderelas Literárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário