quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Uma breve estada em São Pedro de Alcântara, a primeira colônia Alemã de Santa Catarina.

Por Cláudia Pisco.
Fonte da foto: amigodeviagem.com.br

Neste último final de semana fomos, eu e meu filho, à São Pedro de Alcântara. Eu tinha um evento de trabalho em Florianópolis e aproveitei a oportunidade para reencontrar uma grande amiga que me recebeu com todo o carinho possível no seu lar atual. O mais legal é que nossos filhos se conheceram ainda pequeninhos e só se reencontraram agora, após sete anos. Pura emoção! Com certeza, serão amigos para sempre também.




Minha expectativa sobre o local era grande, pois a Buli (Mariana Kunzler) já tinha me falado que iríamos nas cachoeiras. Acabei me surpreendendo com a quantidade de atrações que a cidade tem, e resolvi fazer esse post!

Brincar na rua, ir de bicicleta para a escola (a escola do Mateus é considerada a melhor escola de Santa Catarina!), morar cercado de uma paisagem exuberante, tomar banho de cachoeira quando quiser e viver num ritmo um pouco mais desacelerado, são alguns dos benefícios que o dia a dia da cidade oferece. 

Os guris saíam para brincar na rua munidos de skate, bicicleta, bola e ficavam horas tranquilamente para lá e para cá na extensa ciclovia. Ao logo desta, corre um rio que já dá um charme extra no caminho. Barulhinho de água, capivaras e gado no lado oposto, morros verdes e altos... Uma delícia de percurso, com paisagem agradável e convidativa para uma longa caminhada. Me chamou a atenção a quantidade de ciclistas paramentados passando por ali. Depois descobri que é uma rota famosa e muito procurada pelos amantes das bikes!

Ali pertinho da ciclovia ficam as ruínas de uma antiga igrejinha "cuidadosamente abandonada" para que os turistas possam admirar e fazer uma prece.


JANTAR NO PUB ALEMÃO
A noite fomos jantar no Die Kleine Kneipe Weisskopf. No coração de São Pedro de Alcântara é um pequeno e acolhedor pub/restaurante que nos remete à Alemanha. Todo temático, decorado com bandeiras, objetos e fotografias, serve uma deliciosa comida típica acompanhada de chopp, claro! Eu, Vítor, Buli, Mateus e Laerte, pai da Buli e avô do Mateus, tivemos uma calorosa recepção, pois morando lá, eles já são frequentadores assíduos do local! O ambiente é uma graça, lindo demais! Um verdadeiro pedacinho da Alemanha. As crianças amaram especialmente a motocicleta antiga! Uma experiência enriquecedora sobre a cultura alemã.


SOBRE A CIDADE:
São Pedro de Alcântara fica à 24Km de Florianópolis. Primeira colônia Alemã de Santa Catarina, foi fundada em 1829 e é considerada uma das mais autênticas comunidades germânicas existentes no estado. Charmosa e aconchegante, possui casarios antigos que ainda guardam vestígios dos primeiros imigrantes. A Igreja Matriz de São Pedro de Alcântara é decorada com a beleza das artes sacras e obras talhadas em madeira. A cidade oferece ainda, na exuberância da sua vegetação, na topografia acidentada e nas cachoeiras, maravilhosas opções de lazer: caminhadas, trilhas ecológicas na Mata Atlântica preservada e um delicioso banho na Cachoeira do Salto, são alguns exemplos do que a natureza local pode proporcionar.

Fontes das fotos: turismodaquiparaomundo.com.br


OUTROS LOCAIS
Alguns locais não conseguimos ir por falta de tempo, mas tivemos excelentes recomendações!
* Café Colonial Girassol: para os amantes do turismo gastronômico, uma parada obrigatória.
* Pesque Pague São Pedro: é pescar, fritar o peixinho e mandar ver! O pessoal limpa o seu peixe para você saboreá-lo fresquinho!
* Recanto das Pedras: aproveitando a beleza natural local, o parque aquático tem piscina infantil com chafariz, toboágua e escorregador, piscina para adultos e um toboágua com piscina exclusiva para a queda.

Fica a dica para quem curte a natureza, quedas d'água, pedalada, uma boa comida alemã, chopp e a calmaria do interior! Maravilhoso, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário