quarta-feira, 26 de outubro de 2016

AES Sul - Espetáculo teatral “Inventário de Seres e Coisas”

Por Cláudia Pisco.

Através de um belíssimo material gráfico mostrado por uma amiga, conheci um trabalho muito bacana que vem sendo feito pela AES Sul para promover a sustentabilidade através da educação.

O material é lindo e a proposta, muito relevante! Sustentabilidade é uma das coisas mais importantes a serem aprendidas desde cedo para que as gerações futuras possam usufruir das maravilhas do nosso planeta. E a Geração Alpha está aí, para ser a grande estrela do início de uma grande mudança.

A mais bela atração é o espetáculo teatral “Inventário de Seres e Coisas”. A produção é maravilhosa! A criançada fica vidrada. E não existe forma melhor para aprender do que de forma lúdica e divertida.

A trilha sonora também é muito bem produzida! Ficamos ouvindo, eu e meu filho, enquanto eu escrevia o post e não deu outra! Estamos aqui cantarolando bem faceiros! São 12 músicas inspiradas no texto do espetáculo, sendo que 11 são de autoria de Marcelo Delacroix e Zelito Ramos, e O Vôo da Nave é de Marcelo e Beto Chedid.




SOBRE O PROJETO:

AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar é uma proposta educativa de construção de saberes para a sustentabilidade iniciada em 2012, que tem levado, a estudantes e professores da rede pública de ensino dos municípios da área de concessão da companhia, lições sobre energia, água, resíduos e mobilidade.

De setembro de 2016 a setembro de 2017 o terceiro ciclo conta com nova estrutura e novas atividades. Serão realizadas 300 ações educativas gratuitas, e o público escolar poderá participar da iniciativa em dois momentos.

Os Seminários Regionais são capacitações específicas para os educadores. Com o tema “Educação para a formação de sociedades sustentáveis”, os encontros têm duração de um dia e contemplam uma mesa redonda, cujos componentes tem em seu repertório a experimentação nas áreas de educação e meio ambiente, além de oficinas e workshops.

Já as Ações são momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para alunos e professores do ensino fundamental, e realizados em cada um dos municípios contemplados. Integram as atividades um grande círculo para a encenação da história “Inventário de Seres e Coisas” e jogos/dinâmicas sobre o destino correto do lixo, consumo consciente de água, mobilidade e uso seguro e eficiente de energia elétrica.

Nos dois momentos são entregues materiais didáticos para fomentar a continuidade do trabalho nas instituições de ensino. A Revista do Professor traz textos e sugestões de atividades para serem desenvolvidas nas escolas. As Revistas dos Alunos apresentam atividades para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e o CD contém a trilha sonora do espetáculo teatral e o material didático em formato digital.








DATAS E LOCAIS DAS PRÓXIMAS AÇÕES:
26/10 Pareci Novo
27 e 28/10 Sapucaia do Sul
07/11 Lindolfo Collor
08/11 Novo Hamburgo (Seminário Regional)
09 e 10/11 Sapiranga
11/11 Santa Maria do Herval
16/11 Travesseiro
17 e 18/11 Estrela
21/11 Araricá
22 e 23/11 Campo Bom
24 e 25/11 Novo Hamburgo
28 e 29/11 Taquari
30/11 Capela de Santana

* Revista do Professor:



* Revista do Aluno 1 e Revista do Aluno 2



* CD, com a trilha sonora e narrativa do espetáculo teatral, o jogo “O Desafio de Gaia” e o material didático em formato digital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário