quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Robótica como atividade extracurricular

Por Cláudia Pisco

A Robótica está presente como atividade extracurricular em muitas escolas e faz cada vez mais sucesso entre as crianças. Ora, num mundo cada vez mais conectado, é natural que isso desperte a curiosidade dos pequenos. Hoje, tudo está repleto de sensores, portas e janelas abrem-se sozinhas, e os celulares são praticamente extensões do corpo humano!

E você já se perguntou quais os benefícios que essa atividade pode proporcionar para o seu filho?

Eu sempre achei muito interessante só de ouvir falar, e assim que abriram as vagas, corri para matricular o Vítor na escola que ele frequenta. Mas foi depois que as aulas começaram que eu realmente fiquei boba de ver aqueles pitocos anotando tempos e medidas, manuseando estruturas e experimentando possibilidades diversas para resolver problemas e situações. Uma fofura só! Mas tudo levado na maior seriedade!

















Selecionei alguns benefícios que encontrei no link http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/10-motivos-aprender-robotica-635319.shtml e achei legal compartilhar aqui:

1. Demonstração prática de conceitos científicos

2. Desenvolvimento das habilidades mentais
3. Desafio de criar e de ser flexível

4. Aprimoramento da coordenação motora manual

5. Incentivo às capacidades de projetar e planejar

6. Interesse pela imaginação

7. Aprendizagem de trabalhar em equipe

8. Entendimento dos próprios limites

9. O valor da paciência e da disciplina

10. Desenvolvimento da meta-cognição

Logo no primeiro mês a turminha já fez um robô bem divertido, que fez o maior sucesso. Nem preciso contar que fiz filme, fotos e mostrei pra meio mundo!  Cheia de orgulho! Olhem só que legal!




O Vítor adora, e é perceptível que ele desenvolveu e aprimorou muitas habilidades. Volta e meia cita alguma coisa, compara situações e relaciona fatos aos aprendizados da robótica. E é muito bom ver os resultados! Talvez ele nem perceba, mas fazer uma relação direta do cotidiano com os experimentos em sala de aula vira algo meio automático. E fazer relações, paralelos e questionamentos faz pensar, e é isso que desejamos tanto para que consigam fazer suas escolhas futuras, não é mesmo?

Depoimento do Vítor: A gente faz coisas legais! Agora estamos fazendo um carrinho que anda com pilhas. E daqui a pouco vamos lançar um foguete de garrafa pet! A gente usa fios, tampinhas, caixas, LDR, motores, etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário