segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Sim, meu filho é Lobinho

Por Mariana

Conversando com uma amiga, fiquei sabendo que o filho dela está nos Lobinhos do Colégio. Achei muito legal. E então fui pesquisar mais sobre o assunto, e descobri mais mães que têm filhos que amam ser escoteiros.


Então vamos falar um pouco sobre o escotismo?

O Escotismo é um movimento mundial de jovens, de caráter educacional e voluntário, fundado em 1907 na Inglaterra por Baden-Powell.
Através de atividades atraentes e desafiadoras para os jovens, como acampamentos, excursões, gincanas e jogos diversos, o Movimento Escoteiro contribui para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas possibilidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.
Os jovens  são incentivados a ser solidários, responsabilizar-se pelos compromissos assumidos e valorizar o trabalho em equipe, respeitando as diversidades culturais e étnicas. As atividades em contato com a natureza proporcionam o aprendizado da superação de dificuldades.



Em Porto Alegre, diversos clubes como Sogipa e colégios como Anchieta e Marista têm esta atividade, assim como há grupos não vinculados, como Baependi, onde está o Caio.
Depoimentos:
A Ingrid, mãe do Caio, 7 anos, diz que ele adora ser Lobinho. O Caio está desde início de março, ela conta. 
"Eles fazem brincadeiras sadias, vinculadas ao espírito de equipe". Ela percebe que eles se comprometem muito com o grupo. Se motivam e se apoiam. O Caio já aprendeu sobre horticultura, origami, coisas que nunca imaginava se envolver. E adorou.






Bibiana, mãe do Henrique, 9 anos, também conta que fazer parte dos Lobinhos é aprender vários princípios que vão se perdendo no dia a dia. Solidariedade, união, respeito à natureza, dentre outros. Além disto, conta ela, eles se independizam com muito mais segurança, tem que se virar, ajudar, participar. Para meu filho foi muito importante, continua Bibiana, são dias de convívio com a natureza e de atividades sempre com cunho educativo. E assim diminui a quantidade de tempo que ele se dedica a jogos eletrônicos e computador.

Perguntado sobre o que mais gostava, Henrique contou que é o momento do esporte, que tem corrida e futebol! Ah, e a hora de hastear a bandeira!


Os lobinhos tem regras, que são chamadas de leis.


E até a turma da Mônica entrou nesta!!!!



Tomara que tenhas gostado, comente para gente saber sua opinião.
Fotos: arquivo pessoal das mães.







Nenhum comentário:

Postar um comentário